O pai

Minha foto
Brasília, DF, Brazil

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alguns dias depois do dia dos pais (cultura inútil)

Com alguns dias depois do dia dos pais mais acho que ainda valendo. Vou gastar um pouco da minha cultura “inútil”. Existem alguns bichos que são um baita exemplo de paizões. 
Estamos acostumados a encontrar ou assistir na televisão geralmente os filhotes acompanhados sempre e somente das mães, a grande responsável pela criação dos bebes. E os papais onde estão? Ótima pergunta, não! Talvez caçando, vigiando de longe suas família, sei lá. Sei que algumas espécies merecem um título de pais dedicados. 
Os cavalos marinhos são os pais mais grávidos que conheço, esses “pocotos do mar” tem uma espécie de útero para abrigar os ovos. Me fez lembrar o filme em que o Arnold Schwarzenegger fica grávido.
Os pinguins também são entendidos do assunto, tanto o papai como a mamãe pinguim ficam no revezamento para aquecer o ovo. Os papais saguis são ótimos em dividir tarefas com as mães, ficam boa parte do tempo carregando o filhote no colo que só vão para o colo da mãe na hora de mamar.
E para terminar existe uma espécie de sapo que os macho tem o cuidados de manter o ninho sempre limpo e hidratado e para isso tem um costume de fazer xixi nos ovos. E não os interpretem mal, é para que os girinos nasçam saudáveis e protegidos, já que o xixi espanta os predadores. Esses paizões merecem ou nào um feliz dia dos pais?

Um comentário:

  1. nao precisa chocar o ovo e nem guarda, existem papais que fotografo que sao baboes , só sabem beixar, da carinho, fazer bagunça, acha o coco do nenem lindo, paizoes! Eu tenho um lá em casa!
    Parabens!

    ResponderExcluir

Obrigado por colaborar!